Páscoa é sinónimo de família reunida à volta da mesa e embora os pratos variem em função da região do país, regra geral o cabrito é eleito como prato principal.
O cabrito é uma raça autóctone portuguesa de grande valor nutricional, com sabor inigualável. À semelhança das carnes de porco e vaca, é uma carne vermelha, mas é comparativamente mais saudável.
A carne de cabrito tem baixo teor calórico e contém menos gordura do que a carne de aves, borrego, carneiro e porco. É uma carne magra, saborosa, leve e de fácil digestão.
Trata-se de um alimento rico em proteína de elevada qualidade, que traz alguns benefícios ao organismo, tais como: o bom funcionamento das células, a diminuição do risco de doenças cardiovasculares, a prevenção de problemas do foro respiratório. Além disso, contém uma quantidade significativa de vitamina B12, que ajuda no normal funcionamento do sistema nervoso e imunitário e na redução do cansaço e da fadiga.
Apesar de o método de confeção de eleição ser assado, é comum encontrar-se na nossa gastronomia cabrito grelhado, guisado ou estufado.
Ao comprar cabrito deve ter em atenção os seguintes aspetos: a carne deve ser firme e de textura fina, e apresentar uma cor rosada, sendo que qualquer gordura que apresente deve ser branca e nunca amarelada. Após a compra, deve ser refrigerado o mais rápido possível, a baixas temperaturas, uma vez que é uma carne altamente perecível.
CURIOSIDADES
Sabia que…