Este equipamento é uma ferramenta fundamental para uma programação gastronómica atrativa, constituindo um lugar de experimentação e aprendizagem, no qual se valoriza a missão do Mercado Municipal, não só como um espaço de negócios (mercado de trocas), mas também como um local de sociabilização (mercado de encontros), que incentiva aprendizagens abertas e transversais sobre como produzimos, distribuímos e consumimos (mercado de saberes).
O papel de Chef Residente é assumido por um chef de renome da Região, com uma ligação profunda à sua gastronomia e ao território, sendo o principal rosto do programa de animação e o curador principal do Mercado Municipal.
O primeiro ciclo de residências conta com os contributos de 3 profissionais reconhecidos que constituem a equipa que estará responsável pela dinamização da cozinha experimental nos seus primeiros anos de funcionamento. Esta equipa é constituída pela Chef Lígia Santos, a curadora de 2021, seguindo-se o Chef Álvaro Costa em 2022 e o Chef Renato Cunha em 2023.
O espaço de cozinha experimental está também ao serviço dos munícipes para promoção de workshops, degustações, showcooking, entre outros, valorizando a aprendizagem relacionada com alimentação.