A economia circular é um modelo de produção e de consumo que envolve a partilha, o aluguer, a reutilização, a reparação, a renovação e a reciclagem de materiais e produtos existentes, enquanto possível. Desta forma, o ciclo de vida dos produtos é alargado.
Na prática, a economia circular implica a redução do desperdício ou dos resíduos ao mínimo. Quando um produto chega ao fim do seu ciclo de vida, os seus materiais são mantidos dentro da economia sempre que possível, podendo ser utilizados uma e outra vez, o que permite assim criar mais valor.
A economia circular contrasta com o modelo tradicional, o modelo económico linear baseado no princípio “produz - utiliza- deita fora”. Este modelo exige vastas quantidades de materiais a baixo preço e de fácil acesso e muita energia.
Economia Circular é inspirada nos mecanismos dos ecossistemas naturais, que são capazes de se regenerar continuamente a longo prazo, num processo contínuo de reabsorção e reciclagem, promovendo um modelo económico reorganizado, através da coordenação dos sistemas de produção e consumo em circuitos fechados. Permite o desenvolvimento de novos produtos e serviços, economicamente mais viáveis e ecologicamente eficientes.
Economia Circular : Video EU
Infografico EU (economia circular versão PT)