O Armário Circular - um móvel recuperado, proveniente do Banco de Móveis Municipal - que tinha sido colocado na Praça em junho de 2021, está de regresso depois de alguns meses em processo de restauro. Este armário será utilizado como ponto de entrega e recolha de embalagens para reutilização.
A iniciativa insere-se na ação Zero Waste Market do projeto Urbact – Cidade dos Recursos, implementada pela Praça-Mercado Municipal através da execução de um conjunto de boas práticas de gestão dos resíduos produzidos no mercado municipal.
Através do Armário Circular podem ser recolhidos pelos consumidores materiais para serem reutilizados, nomeadamente sacos de compras, frascos, caixas, embalagens, caixas de ovos, entre outros. Também aqui podem ser depositados estes materiais, para posterior reutilização pela comunidade. Todos os materiais entregues serão devidamente desinfetados para posterior reutilização, sendo disponibilizados gratuitamente. O objetivo principal é sensibilizar a comunidade para a reutilização de embalagens e para a redução no consumo do plástico, valorizando a sua reutilização.
Para além da criação e disponibilização do Armário Circular, a ação Zero Waste Market pretende ainda desenvolver um conjunto alargado de atividades que procuram implementar boas práticas, num processo contínuo de capacitação, promoção e valorização dos resíduos produzidos. Assim, através de operadores e parceiros locais serão identificados canais de valorização dos resíduos produzidos. Serão desenvolvidas ações de informação e sensibilização para separação de resíduos por parte dos operadores do mercado, nomeadamente promovendo e identificando na Casa de Resíduos da Praça espaços para cada tipologia de resíduos e valorização do destino dos mesmos. Serão realizadas atividades de promoção da utilização de embalagens e sacos sustentáveis (reutilizáveis, recicláveis, sustentáveis) junto dos operadores e dos consumidores. Será incentivado o consumo sustentável nomeadamente através de ações de capacitação e promoção de compras sustentáveis, redução de desperdício alimentar e valorização dos resíduos, entre outras.
Refira-se que a ação Zero Waste Market conta com a colaboração de 12 parceiros locais nomeadamente Resinorte; Life in Bag; Revolução das minhocas; Reciclagem orgânica;Famalicão em transição; Minority Denim; Recoffee; Cior; Alexandra Arnóbio Upcycling Projects; ECOnnect; Refood; Earthship e ainda 21 operadoresb da Praça - Mercado Municipal.
O conceito “Zero Waste” tem por base o conceito de que cada resíduo é um recurso e, portanto, pode ter uma “segunda vida” através da desmaterialização, reutilização e reciclagem e baseia-se na promoção e valorização de um consumo moderado, realista e ambientalmente sustentável. Assim sendo, a economia circular procura extrair valor económico e utilidade dos materiais, equipamentos e bens, pelo maior tempo possível, em ciclos que utilizem fontes renováveis de energia.