O mês de junho assinala o meio do ano, o final da Primavera e o início do Verão e já pensamos nas férias. Durante esta altura pode aproveitar para cultivar plantas ornamentais e estar atento às plantas invasoras que se poderão prender às primeiras raízes.
Em junho podemos plantar e semear praticamente todas as plantações que até à data ainda não tenham sido feitas no exterior.
Os cultivos da época são agora mais abundantes e já se vai colhendo muitos dos vegetais e legumes que foram plantados no início na Primavera, como a alface, cenouras, cebolas, acelgas, espinafres, morangos, cerejas, amoras, etc.
Caso não tenha cultivado abóboras, alfaces, rabanetes, feijão-verde, coentros ou cenouras antes, poderá fazê-lo neste mês. Junho é o melhor mês para plantar chuchu em Portugal, que gosta de temperaturas entre os 20 e os 27ºC.
Pode plantar, ainda, meloa, melão, melancia, groselhas, amoras, maracujá, aipo, agrião, alho-francês, couves, brócolos, curgete, rúcula, pimentos e malaguetas, tomate e pepino, salsa, coentros, cebolinho, manjericão. Para um verão florido, pode plantar begónias, cravos, gladíolos, girassóis, petúnias e capuchinhas.