O atum é um dos peixes mais consumidos em todo o mundo, não só devido à popularidade da sua versão enlatada, mas também por ser uma super fonte de nutrientes essenciais.
Para além de ser rico em gorduras benéficas para a saúde, revela-se um alimento importante no controlo dos níveis de colesterol no sangue e na prevenção de doenças cardiovasculares.
O atum também tem a capacidade de aumentar o sistema imunológico, elevar a energia, manter a saúde da pele, prevenir o cancro, proteger contra várias doenças renais e reduzir a inflamação geral.
Na hora de escolher, tenha em conta as seguintes dicas:
- O peixe fresco deve ter a superfície limpa e brilhante e a carne firme – ao ser pressionada com o dedo, a superfície não deve ficar marcada.
- Deve certificar-se que os olhos são brilhantes, claros e salientes, com a córnea transparente e a pupila negra.
- Quando se compra o atum deve-se certificar que não se apresenta seco ou com manchas castanhas.
- O olfato é um bom indicador de frescura, o cheiro do atum fresco deve fazer lembrar o odor das algas ou da maresia. Um odor muito forte, principalmente que faça lembrar o cheiro do amoníaco, indica que o peixe está deteriorado.
CURIOSIDADES:
Sabia que…
- Na Grécia Antiga, já se usava conservar o atum em azeite ou salmoura?
- O atum é o único dos peixes ósseos que tem a capacidade de controlar a temperatura corporal?
- Pertence à família da cavala?
- Quando comprar atum enlatado, deve optar pelo atum em óleo para auxiliar na eliminação de metais pesados presentes na embalagem?