Doce e deliciosa, a meloa é extremamente refrescante e saudável, sendo muito consumida nas estações mais quentes.
Conhecida por ser prima do melão, não é fácil, por vezes, identificar as diferentes variedades. O que muda, normalmente, são as cascas, de diferentes cores e texturas, e as polpas que vão de um tom esverdeado até ao laranja. Todas têm uma coisa em comum: são benéficas para a saúde.
Como entrada, sobremesa ou até na salada, a meloa combina bem em qualquer refeição. É uma parceira perfeita para “invenções culinárias”, basta dar asas à imaginação.
A meloa é constituída maioritariamente por água, tem valor energético baixo e ajuda a regular o apetite, tornando-se um alimento ideal para quem quer perder peso. Além disso, tem um elevado teor em potássio, vitamina C e carotenos.
Entre os benefícios para o organismo, destacamos: ação hidratante e antioxidante, contribui para o bom funcionamento intestinal, ajuda a reforçar o sistema imunitário e combate a anemia.
No momento da compra deste fruto, deve ter em atenção os seguintes aspetos: quando está madura cedem levemente quando comprimida nas extremidades; possui casca bem firme, cor forte e não apresenta rachaduras ou partes moles; apresenta aroma suave e agradável e deve ser pesada relativamente ao seu tamanho.
Deve ser conservada em lugar fresco e arejado até estar completamente madura. No caso de já estar madura, deve ser guardada no frigorífico, onde conservará por mais tempo.
CURIOSIDADES:
Sabia que…