O pepino é um vegetal nutritivo, baixo em calorias e rico em minerais e antioxidantes. É constituído por 95% de água, possuindo diversos benefícios para a saúde como favorecer a perda de peso, manter o organismo hidratado e melhorar o funcionamento do intestino.
Rico em vitaminas A, B e C, o pepino aumenta a imunidade do organismo e dá energia. Além disso, ajuda a diminuir a gordura do organismo, o açúcar no sangue e a pressão arterial e, sendo o seu consumo recomendado para auxiliar no tratamento de doenças como diabetes e hipertensão arterial.
Além de servir como alimento, tem muitas outras aplicações no dia a dia. É muito utilizado para refrescar e tonificar a pele, sendo utilizado, também, em cremes. Pode ainda ser utilizado para combater a ressaca e até mesmo para acabar com o mau hálito.
A forma ideal de consumir pepino é cru, nomeadamente em saladas ou sumos. Contudo também pode ser gratinado no forno, salteado ou comido em sopas. Sempre que possível, deve ser consumido com a casca (bem lavado), uma vez que é nela que se encontram as substâncias que o tornam de fácil digestão.
No momento da compra, escolha-os firmes e sem partes moles, de cor verde escura, sem manchas amarelas. Procure os pepinos sem “rugas” e mais pequenos, pois normalmente têm menos sementes.
O local ideal de armazenamento é no frigorífico, uma vez que, quando mantido à temperatura ambiente, acaba por se deteriorar. Normalmente, os pepinos mantêm-se frescos durante uma semana quando guardados desta forma.
CURIOSIDADES:
Sabia que…