A alface é um dos primeiros alimentos que nos vem à cabeça quando pensamos em alimentação saudável e dieta, e isto deve-se ao seu baixo índice calórico e grande quantidade de fibras que promovem a sensação de saciedade.
Mas estes não são os únicos benefícios desta hortaliça: é rica em diversos nutrientes essenciais para a saúde, vitaminas do complexo A, B e C e sais minerais como cálcio e ferro. Além disso, é altamente hidratante, uma vez que o seu conteúdo em água representa cerca de 96% do seu peso.
A alface tem inúmeras variedades de folhas, cores, formas e texturas, o que lhe confere grande versatilidade na cozinha. É maioritariamente consumida em saladas, mas a verdade é que pode ser usada na confeção de outros pratos e em sopas.
O seu consumo auxilia no funcionamento do sistema digestivo, da visão, no combate a infeções, no processo de cicatrização e fortalece ossos e dentes. Esta verdura tem propriedades calmantes, ajuda a combater a insónia e a ansiedade e promove um sono reparador.
No momento da compra, deve dar preferência às alfaces de folhas limpas, de cor brilhante e sem marcas ou picadas de insetos. Por ser uma das hortaliças que se estraga mais rapidamente, para conservação convém retirar as folhas maltratadas e murchas, e guardar no frigorífico, embrulhada num saco plástico ou num recipiente com tampa, onde se conserva até 5 dias. Quando as folhas já estão picadas, deve manter-se num recipiente de plástico pelo período máximo de 3 dias. Nenhuma alface tolera o congelamento.
É importante ressalvar que ao serem cozidas ou cortadas com faca, as folhas perdem uma grande parte do seu valor nutritivo, sendo, por isso, ideal consumi-las cruas e cortadas com as mãos.
CURIOSIDADES
Sabia que…