A ervilha torta, ou ervilha de quebrar, é uma variedade de ervilha cuja vagem é comida quando ainda está verde. As vagens de ervilha torta são brotos macios de plantas de ervilhas jovens e apresentam um sabor mais suave e doce que a ervilha comum. Ficam ainda mais doces quando cozinhadas. Para ser de excelência deve ser pequena e ter mais ou menos entre os 3 e os 7cm.
As ervilhas tortas possuem menos calorias e mais vitaminas e minerais e outros nutrientes do que as ervilhas tradicionais. São uma excelente fonte de ácido fólico, potássio, fósforo e ferro.
Por ser rica em proteína, é muito procurada por vegans, vegetarianos e desportistas. Além disso, é rica em cálcio e tem efeito anti-inflamatório e antioxidante.
No momento da compra, escolha vagens frescas, macias e verdes brilhantes. Devem ter pele lisa, plana e sem os grãos formados. Evite as vagens mais maduras, pois eles ficaram sem sabor. Da mesma forma, evite aqueles com cortes, rachaduras e descoloração.
Uma vez em casa, guarde-os num recipiente de plástico e coloque no frigorifico para que permaneçam macias e crocantes por cerca de 2-3 dias.
Para preparar, lavar em água fria, e secar. Deve retirar o pedúnculo, puxando o fio, se o houver, exatamente como se faz ao feijão verde.
Caso não pretenda utilizar as vagens nos primeiros dois, escalde-as para preservá-las por mais tempo.
CURIOSIDADES:
Sabia que…