Esta semana destacamos as favas!
As favas são leguminosas que nascem dentro de uma vagem. Têm um sabor peculiar e muito característico, que nem sempre agrada a todos. É como diz o velho ditado: ou se ama ou se odeia!
Rica em amido, nutriente que fornece energia ao organismo, a fava fornece também altas taxas de ferro, vitamina do complexo B, magnésio e potássio.
Tradicionalmente, todos nós conhecemos a fava como um ingrediente típico de sopas e estufados. Mas são inúmeras as formas de as consumir, basta dar asas à imaginação!
Por exemplo, cozidas e reduzidas a puré são ótimas para acompanhar um prato de carne ou peixe, dando beleza e cor ao prato, mas acima de tudo, enriquecendo-o do ponto de vista nutricional.
Mas não precisamos de pensar neste produto apenas como acompanhamento, podemos e devemos dar-lhe o protagonismo que merece. Experimente fazer umas almôndegas vegetarianas de favas e deixe-se surpreender com o resultado.
Para além disso, são ótimas como snack, se as fritarmos com sal ou se as tostarmos no forno.
No momento da escolha, opte pelas vagens de aspeto fresco e viçoso, de tamanho e cor uniformes. Rejeite as vagens mais duras, e certifique-se que são tenras, em vagem ou congeladas.
As favas secas devem ter os grão inteiros, brilhantes e sem odores estranhos.
Após a compra ou a apanha, as favas aguentam 2 ou 3 dias em temperatura ambiente. No entanto se já estiverem descascadas, aconselhamos o consumo imediato. No frigorífico, a fava fresca aguenta cerca de 1 semana, e caso seja fava seca, pode conservar-se aré 1 ano, se for guardada em sacos bem fechados.
CURIOSIDADES:
Sabia que...